Motores pneumáticos de transmissão se caracterizam por torques e potências elevadas em relação ao peso do motor. São de simples projeto e construção de custo relativamente baixo, de elevada confiabilidade e fácil manutenção.
Em operação não geram calor pois são refrigerados pelo ar que passa pelo motor, permitindo operar em ambientes onde a temperatura pode atingir 120ºC. A velocidade pode variar amplamente sem equipamentos de controle complicados de alto custo. Devido à sua reduzida inércia, os motores pneumáticos aceleram e desaceleram rapidamente, entre zero e a velocidade máxima. Essa característica os torna ideais para rápida ciclagem.
Dados Técnicos
Fixação – por pés ou flange
Sentido de giro – reversível
Pressão máxima – 6 kg/cm²
Rotação – 2000 RPM
Potência – 1,0 CV
Torque – 3,8 Nm
Consumo de ar – 72 m³/h
Dados Técnicos
Fixação – por flange
Sentido de giro – reversível
Pressão máxima – 8 kg/cm²
Rotação – 2000 RPM
Potência – 17,5 CV
Torque – 7,8 kgfm
Consumo de ar – 14 m³/min
Dados Técnicos
Fixação – flange
Sentido de giro – reversível
Pressão máxima – 10 kg/cm²
Rotação – 2000 RPM
Potência – 24 CV
Torque – 12 kgfm
Consumo de ar – 32 m³/min